terça-feira, julho 22, 2014

Felicidade x Expectativa x Consciência


"Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência. " (Karl Marx)

Olá amigos! Quanto tempo! Aproveito um tempo livre da correria para publicar de novo. Saudades! Sabe, há semanas venho com um pensamento rondando e estava com vontade de compartilha-lo com vocês. Estava eu nos meus desvaneios (pensando na morte da bezerra mesmo), quando parei para analisar: será que consigo medir minha felicidade pela minha consciência ou pelo que espero da consciência do outro?

Oi? Está surtando? Como assim? 

 Não, não surtei. Ou melhor, sim, surtei. Pensava em relacionamentos anteriores e de que forma eles me afetaram como pessoa. E comecei a pensar como um novo relacionamento poderia influenciar minha vida, depois de tantos "barrancos ". E lembrei de noites de sono perdidas, em que eu me preocupava com o certa pessoa estaria fazendo ao sair sozinho com os amigos. E onde a "certa pessoa" conheceu "x" que acabou de adicionar em uma rede social. Por que adicionou? Tem algo para se preocupar?  E dos tempos que me questionava: devo confiar mesmo ou ninguém é digno de confiança? E daí parei para refletir: nossa, estou pensando tanto no que os outros deveriam ter feito mais do que EU deveria ter feito.

Vou explicar melhor o que observei. Estamos tão preocupados com que nossas expectativas sejam completamente atendidas, que nos esquecemos que o que importa no fim é o que realizamos. Exemplificando: Fullano sai só com os amigos. 
Namorada do fulano: -"O que será que o fulano faz quando sai só com os amigos? " 
Namorada não para de pensar nisso e inicia a crise da monitoradora que liga a cada 30 min:
- "Onde você tá?", "Quem está aí?" 
Vem as discussões posteriores, com namorado bravo pois sabe que deve cuidar da própria consciência e não ter alguém monitorando ela:
- "Não devo satisfação a ninguém", "Não me enche".

O que aconteceu nesse caso? A expectativa que a pessoa tenha consciência de que não deve fazer coisas erradas na ausência da parceira, mas a necessidade de confirmar que a consciência esteja ativa.
O que seria mais adequado seria: eu já deixei claro o que aceito ou não. Ele deve entender que se está em um relacionamento deve me respeitar. Caso algo de errado aconteça e eu saiba, deixo claro mais uma vez, porém deixo que a consciência dele atue e não devo verificar se ele está  usando corretamente. 

Pode parecer um texto meio confuso (parece? kkk), mas o que cheguei a conclusão é que:

" É MINHA OBRIGAÇÃO FAZER MINHA PARTE PARA SER FELIZ E NÃO DEVO ESPERAR QUE OUTRA PESSOA TOME CONTA DESTE PAPEL."

Ou melhor, dane-se a consciência alheia, devo estar com a MINHA tranquila. Faça sua parte, dedique-se, cuide-se , dê seu melhor e faça APENAS o que lhe estiver aos seu alcance. Não espere elogios, palavras belas ou mensagens românticas para se achar especial, você JÁ É. E se alguém falhar com você, não se culpe, nem se julgue idiota. Idiota foi quem não usou a própria consciência e não soube investir na felicidade a dois. Esteja em paz consigo mesmo(a). Isso que importa.





Um comentário:

  1. [youtube] Watch: Bands for “Bands” (Sega Genesis)
    Videos and Highlights from Bands for “Bands” (Sega Genesis) - Full Soundtrack, Original Video Game soundtrack, Search box youtube to mp3 converter samsung

    ResponderExcluir

Redes Sociais

Follow me Fan page on Facebook Siga no Instagram

Search

Faça Parte!